Parto Adequado


Acompanhar de perto a gestação é a melhor forma de cuidar da sua saúde e do seu bebê.

O nascimento de um bebê é um momento de alegria para mãe e seus familiares, com isso nós, do Trasmontano, queremos acompanhar e orientar as gestantes da melhor forma, para que todo o período da gestação seja agradável e seguro.

Nós apoiamos e incentivamos o parto normal, porém essa é uma decisão que precisa ser tomada pela mamãe e seu médico. Seja qual for a sua escolha, estamos do seu lado para prestar toda a assistência necessária.

Este espaço é destinado à informações importantes para incentivar as mulheres a optarem pelo parto natural, como também a maior participação das gestantes e de suas famílias na tomada de decisão. Como programa de incentivo e valorização do pré-natal de qualidade, treinamento e inovações, possuímos o Programa Cegonha, que tem como objetivo o acompanhamento de sua gestação.

Porque optar pelo parto natural?

É importante saber que quando uma gestante é submetida a uma cesariana, ela deixa de ser simplesmente uma paciente em trabalho de parto e passa a ser uma paciente cirúrgica, com potencias de riscos inerentes, como qualquer grande cirurgia. Risco de infecções, hemorragias, reação à anestesia, recuperação prolongada e maior incidência de dor após o parto, além dos diversos problemas que podem ocorrer com o bebe, como aumento da probabilidade de surgimento de problemas respiratórios, como a taquipneia transitória, que acarretará em maior. Diferente de uma cesariana, o parto normal é de rápida recuperação, sem danos e a mulher, além de benefícios para o bebê.

Muitas mulheres possuem certo receio quando ouvem falar sobre o parto natural. Mas você sabia que há profissionais especializados disponíveis para acompanhar todo o trabalho de parto? Você não estará sozinha.


O enfermeiro obstetra e a obstetriz são profissionais de saúde com formação específica e competência legal para a realização da assistência obstétrica. As atribuições destes profissionais podem ser bastante amplas, podendo envolver atividades de acompanhamento da mulher no pré-natal, pré-parto, parto e puerpério. Os estudos e propostas mais observadas atualmente de qualificação da atenção obstétrica incluem a efetivação da participação de enfermeiros obstetras e obstetrizes no cuidado da mulher gestante, ampliando a humanização da atenção e fortalecendo o apoio, a autonomia e melhorando a experiência da mulher e da família nesse processo.

O Trasmontano Saúde, em consonância com a ANS, tem estimulado a integração destes profissionais à equipe de saúde na atenção contínua ao trabalho de parto e parto, com atribuições que vão desde o acolhimento e a avaliação inicial da mulher gestante; o acompanhamento e registro da evolução do trabalho de parto e da viabilidade fetal; até outras atividades de apoio técnico-assistenciais e educativas durante o parto e puerpério imediato.

Em caso de dúvidas, procure o seu Ginecologista/Obstetra ou um dos nossos Serviços de Atenção Obstétrica através do telefone (11) 3293-1515 opção 2, e novamente opção 2.

Programa Cegonha em parceria com o Projeto Parto Adequado da Agência Nacional de Saúde Suplementar, e Hospital SEPACO em São Paulo (para partos normais).

Lembre-se: Cada gestante é única!

Em atendimento às normas da ANS, o Trasmontano Saúde disponibiliza os percentuais de parto normal e cesáreo. As informações podem ser solicitadas pelo telefone (11) 3293-1515, através do atendimento em nossa Central de Atendimento ou pelo e-mail areatecnica@trasmontano.com.br.

Cumpre ressaltar que estas informações referem-se apenas aos dados vinculados aos partos efetuados pelo Trasmontano Saúde.

O prazo para envio das informações por correspondência ou e-mail é de 15 dias, a partir da data da solicitação. Se preferir, a cliente ou seu representante legal pode retirar o relatório de imediato comparecendo em nossas unidades.

O partograma é uma representação gráfica da evolução do trabalho de parto. Nele é importante registrar a frequência das contrações uterinas, os batimentos cardíacos fetais e a dilatação cervical materna.


 Rua Tabatinguera, 294 - Centro - São Paulo SP

 Tel: (11) 3293-1515 | Opção 2

 cegonha@trasmontano.com.br